28 fevereiro 2010

FACTORING (Fomento Mercantil)


O factoring (fomento mercantil) existe no Brasil institucionalmente desde 1982. A Anfac (Associação Nacional Factoring) conta com aproximadamente 700 empresas associadas no Brasil inteiro. Além disso, existem muitas outras não filiadas.


A operação de factoring é um mecanismo muito simples, ágil e com excelente custo-benefício, que possibilita o recebimento imediato de créditos futuros (pode ser comparado em funcionalidade com o desconto de títulos e cheques que os bancos oferecem).

Você vende seus cheques, títulos, duplicatas, faturas, etc. que estão por vencer e recebe dinheiro à vista. Este instrumento só pode ser feito por empresas, normalmente mais usados pelas pequenas e médias empresas, porém, apesar de ser um instrumento para empresas, as operadoras de factoring, normalmente encaram profissionais liberais (médicos, dentistas, advogados, fisioterapeutas, arquitetos, engenheiros, etc.) e prestadores de serviços (encanadores, eletricistas, esteticistas, empreiteiros, etc.) como empresa, abrindo desta forma a possibilidade destes profissionais/prestadores de serviços, que não tenham empresa formal instalada, operarem neste mercado. Os juros deste tipo de fomento mercantil são de uma forma geral bem menores que as outras operações disponíveis no mercado (cheque especial ou cartão de crédito).

Apesar de ser uma venda de créditos, já existe uma jurisprudência de que a empresa cedente dos recebíveis tem dever solidário, ou seja, caso o devedor não pague, (a exemplo do desconto bancário) a empresa deve ressarcir a operadora de factoring.

Existe um ganho adicional, para os usuários do serviço, que é a desburocratização do processo de cobrança, pois todo o processo de registrar e gerar boletos bancários, acompanhar os pagamentos, enviar para protesto, baixar, etc. é feito pela empresa de factoring.



Um mecanismo de fomento mercantil, além da capitalização (a empresa fomentada vende para a factoring seus créditos gerados pelas vendas e serviços a prazo e obtém dinheiro vivo), também pode ter da empresa de factoring suporte de administração: a factoring pode prestar serviços à empresa fomentada em qualquer área de sua estrutura, deixando o empresário com mais tempo para produzir e vender.

Vale lembrar que cada empresa de factoring possui um modo de operar, o contrato de fomento mercantil estabelece os parametros da negociação e sua amplitude.

Um comentário:

Anônimo disse...

fomento mercatil... mas gostaria de saber com EXATIDÃO o que e para que serve. por favor.