02 maio 2011

CET - CUSTO EFETIVO TOTAL

CET – Custo Efetivo Total é a porcentagem anual que o cliente paga ao contratar uma operação de empréstimo, financiamento ou leasing, ele passou a ser obrigatoriamente impresso nos contratos destes tipos de operações a partir de Março.

O CET engloba todas as despesas de uma operação de crédito, tais como a taxa de cadastro, seguro,  IOF, registro e serviços de terceiros, taxas administrativas, etc..

O objetivo do CET é informar ao tomador do crédito o custo real de uma operação  apresentando todos os custos que incidem na operação pretendida antes de contratá-la. Dessa forma, o consumidor tem condições de comparar as ofertas do mercado e escolher a melhor.

Como o CET é composto por taxa de juros, custos de tarifas, tributos, registros e despesas com pagamento de terceiros, o valor desses custos pode variar de uma instituição para outra.

Como  exemplo: um caso de CDC (crédito direto ao consumidor) mesmo que as taxas de juros e os impostos envolvidos na operação, sejam iguais, o CET pode variar, em função do valor das tarifas envolvidas, serem diferentes em cada instituição.

Nenhum comentário: