12 abril 2011

Anúncios/Compras na Internet

Quando você decide comprar um produto de um certo valor (tipo: Celular, Notebook, Fogão, Som, TV, etc..) o normal é fazer uma pesquisa de preços. Com a Internet este trabalho ficou mais fácil - Certo? .... Errado, pois as grandes redes de magazine estão anunciando preços diferentes para as Lojas Virtuais e as Lojas de Rua ou Shopping. Por exemplo, você esta pesquisando o preço de um fogão. Após uma pesquisa, você localiza o produto que deseja, em um preço que esta disposto a pagar, porém sua preferência é comprar na Loja Tradicional (não na Internet), nesse momento começa o problema, pois ao chegar à loja, recebe do vendedor a frase "Este preço é só pela Internet".



Este tipo de procedimento de vendas, adotado em grandes redes, é um "gol contra", pois o cliente fica insatisfeito e normalmente procura outra loja. Não raras vezes vai com a oferta impressa em papel e consegue as mesmas condições nesta nova pesquisa.


Os departamentos de marketing das grandes redes devem pensar que a Internet, além de funcionar como canal de venda, também é um canal de propaganda/publicidade e quando mal usada (como é o caso acima) acaba se tornando publicidade negativa.


Há algum tempo atrás o CDL de Porto Alegre já lançou uma campanha publicitária chamada "PREÇOS IGUAIS" ou algo assim, pois havia uma idéia no consumidor que os preços de lojas de rua e de Shopping eram diferentes. Parece que estamos precisando de uma nova campanha e também de uma conscientização dos dirigentes das grandes redes de lojas.

Nenhum comentário: