27 junho 2011

MERCADO DE CAPITAIS

O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.

Ação é a menor fração do capital social de uma empresa do tipo S.A.

Tipos de ações.

Ordinárias – concedem aos possuidores o poder de votar nas AGs (Assembléias Gerais), para estas ações a empresa não é obrigada a distribuir lucros.

Preferenciais – oferecem preferência na distribuição de lucros ou reembolso do capital em caso de liquidação. Não possuem direito a voto ou é restrito. A lei permite até 2/3 do capital social. São as mais negociadas e as mais valorizadas no mercado, pela liquidez que oferecem e pela receita de dividendos que pagam.


24 junho 2011

FATORES DE SATISFAÇÃO

Muitos bancos têm investido cada vez mais em tecnologia, procurando permitir o acesso do cliente aos seus serviços através dos mais diversos canais. (internet, celular, palmtop, telefone, caixas 24 horas, centrais de atendimento, fax, etc.). Aumentando desta forma a satisfação e a lealdade dos clientes. O principal argumento é que clientes satisfeitos tendem a permanecer parceiros, continuando seu relacionamento comercial no futuro. Mais importante ainda é que o custo para manter clientes é muito menor que o custo para conquistar novos clientes.

Apesar de todo o investimento dos bancos em tecnologia de ponta, em recente pesquisa realizada em diversas Capitais Brasileiras, chegou-se ao número de 65 % de clientes, que ainda prefere o contato humano (caixa tradicional) para suas transações.

22 junho 2011

MARKETING EM EMPRESAS DE SERVIÇO (BANCOS)

Os 4 Pontos do Marketing em Bancos

Produto
Sob o ponto de vista do cliente, é algo que pode atender as necessidades de preservação de seu capital financeiro. 

Ponto de Distribuição
Uma instituição financeira precisa estar onde os clientes estão, ou melhor, ela precisa ir até os seus clientes.                         

Promoção
Promover vendas de produtos ou serviços financeiros pode significar um esforço de adequar produtos ou serviços financeiros aos diversos momentos das relações com o cliente, oferecendo vantagens exclusivas e atraentes. 

Preço
Preço, taxa ou tarifa é o valor atribuído a um produto ou serviço financeiro prestado a um cliente.


21 junho 2011

POLITÍCA CAMBIAL

É o conjunto de ações do governo que influem no comportamento do mercado cambial, tendo grande influência nas Exportações e Importações. São executadas de acordo com a orientação econômica geral do governo, de forma a manter os principais indicadores dentro dos limites estabelecidos.

O BACEN compra ou vende dólares por meio de um grupo de 17 bancos autorizados a fazer negócios no mercado em nome do Banco Central.

Estes bancos fazem leilões e fecham as transações com os investidores interessados, comprando ou vendendo conforme a política cambial do momento.


17 junho 2011

PROPAGANDA BANCÁRIA

Os bancos utilizam-se do conceito básico de propaganda comercial;

 ¨Uma forma de comunicação paga, através de um meio, projetada para persuadir o receptor a tomar alguma ação, atual ou futura.

Os departamentos de Propaganda/Marketing/Promoções dos bancos, além de sua estrutura, contam com o apoio de agências de propaganda ou publicidade para a elaboração do planos/estratégias e execução das campanhas.
Os veículos usados são os típicos:
    Televisão, web, rádio, revistas, jornais, outdoor, ônibus, metrô, fachada de prédios, cinemas, eventos abertos ou fechados, etc...

Os bancos utilizam-se de 3 grandes objetivos em suas propagandas/publicidades.
Manutenção da marca.
Venda de Produtos ou serviços.
Patrocínio de eventos de interesse.

15 junho 2011

PRODUTOS E SERVIÇOS FINANCEIROS

SEGUROS

O banco normalmente tem em seus conglomerados financeiros, empresas seguradoras.

Desta forma, um dos produtos oferecidos nas agências bancárias são os seguros nas suas diversas modalidades (pessoal, carro, residência, fogo, vendavais, especiais, etc.). Os próprios gerentes da agencia ou algum funcionário em nível de chefia são os corretores de seguros.

São comuns as famosas vendas casadas. Como exemplo podemos citar: empréstimo para aquisição de veículo já com o seguro.

Muitos clientes, por confiança no banco ou nos gerentes, optam por fazerem seus planos de seguros junto a sua agência bancária, congregando todos os seus negócios em um único lugar.

14 junho 2011

COTAÇÃO DO DÓLAR E ÍNDICE BOVESPA

Diariamente os diversos canais de comunicação (jornais, internet, rádio e televisão) divulgam a cotação do dólar e o índice da Bovespa (Bolsa de Valores) a maioria das pessoas não presta muita atenção, pois consideram que é somente para especialistas e para aplicadores. É comum ouvir a frase: ¨Eu não aplico na bolsa, para que saber índices? ¨. Este é um grande erro, todos precisamos ficar atentos.

Vejamos: o dólar por um lado influencia diretamente nos preços dos produtos importados, inclusive gasolina. Do lado contrario influencia nossos produtores/indústrias que exportam produtos.

A bolsa de valores além de influir na rentabilidade dos diversos fundos de investimentos (que hoje qualquer pequeno investidor tem acesso), atinge os fundos de pensões das empresas e a própria atividade econômica (bolsa saudável – economia em ascensão, bolsa em baixa – economia em decréscimo).

13 junho 2011

PRODUTOS E SERVIÇOS FINANCEIROS

TÍTULOS DE CAPITALIZAÇÃO

É um tipo de conjugação entre  jogo e  aplicação de renda fixa, o valor pago é dividido em três partes, sendo uma  parte  para a poupança, uma parte para o sorteio e a outra parte para as despesas administrativas.
Planos de capitalização são regulamentados pela Susep.
Existem vários no mercado, como exemplo podemos citar a Tele Sena.

10 junho 2011

COPOM - REUNIÃO DE 07 e 08 DE JUNHO

A reunião do COPOM realizada em 07 e 08 de Junho estabeleceu um novo acréscimo na taxa de juros básicos de economia, elevando-os para 12,25 % a.a. este aumento já era esperado pelo mercado em geral, pois a inflação vem mantendo-se em patamares altos.

Repetindo o que já havia explicado após a reunião anterior o aumento de juros é uma das ferramentas indicadas pelos economistas da corrente ortodoxa, para controle de inflação.

Explicando de forma simples:

- Aumento de juros gera crédito mais caro;
- Crédito mais caro gera menor consumo;
- Menor consumo gera sobra de bens;
- Sobra de bens gera baixa no preço;
- Baixa no preço controla a inflação.



Esta tendência vem sendo aplicada de forma constante, visto que nas 3 ultimas reuniões houve acréscimo nesta taxa.

09 junho 2011

PRODUTOS E SERVIÇOS FINANCEIROS

PLANOS DE APOSENTADORIA/PENSÃO

Planos  Facultativos;
Abertos ou fechados;
Pecúlio ou Renda mensal;
Mediante contribuição;
As entidades de previdência privada possuem capital variável;
Aplicação compulsória no mercado acionário (determinação CVM);
Controladas, regulamentados e fiscalizadas pela Susep (Sup.Seguros Privados).

07 junho 2011

DINHEIRO DE PLÁSTICO (Cartões)

Até bem pouco tempo atrás, no Brasil, não era normal o uso de Cartões.


Em outros países, como os Estados Unidos, a utilização de Cartões de Crédito ou Débito já é tradicional há muito tempo, pois é da sua cultura pagar qualquer consumo, seja de produtos ou serviços através desta forma de pagamento.

Com o advento dos Caixas Eletrônicos, os cartões bancários (débito), começaram a se tornar massificados, com esta expansão, os bancos começaram a tornar-los Multiuso, ou seja, alem de Débito também Crédito, por estas iniciativas os cartões vêem se tornando cada vez mais corriqueiros, locais onde até pouquíssimo tempo atrás seriam inimaginável pagar com cartão, hoje já os recebe (ex. Feiras Livres, Taxis, Bancas de Revista). Igualmente, neste ano, vem sendo noticiado na imprensa que inclusive os dízimos pagos as igrejas já podem ser através de Cartões de Débito.


Nota - Nas Postagens mais antigas tem mais informações sobre DINHEIRO DE PLÁSTICO.

06 junho 2011

PRODUTOS E SERVIÇOS FINANCEIROS

FINANCIAMENTO CAPITAL FIXO – Sistema BNDES


Formado pelo BNDES e subsidiárias: Agência Especial de Fomento Industrial (FINAME) e BNDES Participações (BNDESPar);

Apóia os setores da indústria, agropecuária, infraestrutura, comércio e serviços;

Opera mediante a sua rede de agentes públicos e privados credenciados;

Custo financeiro – TJLP + spread + comissão (se houver repassador);

A participação varia de acordo com o financiamento;

Os prazos de acordo com o financiamento/produto e capacidade de pagamento;

Primeiro passo: Consulta Prévia à Carteira Operacional de Enquadramento da Área de Crédito do Sistema BNDES;

Cria periodicamente programas voltados para regiões específicas;


Outros programas voltados à investimentos em qualidade, gestão, pequenas e médias empresas, modernização etc.

04 junho 2011

PRODUTOS E SERVIÇOS FINANCEIROS

CRÉDITO ROTATIVO



É o contrato (CROT) em que linhas de crédito são abertas previamente para as empresas utilizarem na medida de suas necessidades, de forma semelhante às contas garantidas ou cheques especiais;

Como caracteristicas:
Prazo determinado (varia de 3 a 12 meses);
Normalmente com renovação automática;
Não há obrigações de amortização;
Não há garantias reais (tipo duplicatas, recebiveis de cartão, etc).

03 junho 2011

PRODUTOS E SERVIÇOS FINANCEIROS

REMOTE BANKING e BANCO VIRTUAL




Atendimento remoto do cliente, fora da agência;

Principais serviços:
- Saques, Depósitos, Pagamento de Contas/tributos e  Serviços como Recarga de Celular em caixas eletrônicos 24 horas ou  redes conveniadas;
- Entregas domiciliares (tipo talão cheque, cartões, etc)
- Débito automático, DDA (débito direto autorizado);
- Etc..

Grande objetivo - Redução de custos das transações bancárias.

02 junho 2011

PRODUTOS E SERVIÇOS FINANCEIROS

TRANSFERÊNCIAS AUTOMÁTICAS DE FUNDOS



Serviço prestado quando o cliente tem mais de uma conta bancária no banco ou nas agências.

Cliente necessita manter saldo em uma Conta Master;

O banco movimenta as diversas contas do cliente  e ao fim do dia, zera saldos e transfere de forma automática os valores  para a Conta Master.

Um bom exemplo para este caso é para clientes que possuem diversas filiais, cada uma movimenta na agência da cidade ou bairro mais próxima e o banco transfere ao final do dia, todos os saldos para uma Conta Master.

01 junho 2011

PRODUTOS E SERVIÇOS FINANCEIROS

LETRA DE CÂMBIO (LC)



Título de crédito abstrato de captação emitido pelas sociedades de crédito, financiamento e investimento (financeiras);

Emitido com base numa transação comercial (empréstimo para compra de veiculo, por exemplo), podendo prever taxas pré, flutuante ou pós;

O emitente da LC é o sacador (credor);
O sacado é contra quem é emitida (devedor);
O beneficiário ou tomador pode ser o próprio sacado ou terceiro;
Aceite – é a declaração pela qual o sacado reconhece dever o valor do título e promete cumprir a ordem de pagamento;
Endosso – é a declaração que o signatário transfere o título a terceiro (transfere o direito cambial);
Aval – é a declaração pela qual o signatário garante o pagamento do título.